Este blog mostra o caso do tratamento de pé torto congênito de Alice Malta, filha do casal Alexandre e Rafaella, de Caruaru-PE.

domingo, 14 de agosto de 2011

A descoberta do PTC

Teoricamente o PTC - Pé Torto Congênito é diagnosticado durante a gravidez na ultrasom morfológica, em torno de 22 semanas de gestação. Mas no nosso caso, infelizmente não temos boas clínicas/médicos em nossa cidade (Caruaru-PE), e por isso quando fizemos esse exame o doutor não identificou o PTC, o que fez com que somente descobríssemos na hora do parto.


Mais uma vez infelizmente pela falta de médicos preparados (não são todos, logicamente, há exceções) em nossa cidade, a pediatra que acompanhou o parto sabia que não tínhamos conhecimento do PTC e fez a indelicadeza de mostrar a Rafaella ainda na mesa de cirurgia o pezinho, o que a deixou bastante nervosa e preocupada (foto abaixo), o que acho que deveria ser feito após um tempo, no quarto, pois além do estado emocional e preocupação que o parto em si já causa, aliado ao efeito da anestesia, poderia ter acontecido algo mais grave com ela, mas a reação se limitou apenas a uma tremedeira incontrolável e apreensão.




Assim que tive oportunidade de ir para casa descansar um pouco (Alexandre), fui direto para a internet pesquisar sobre o assunto e entender um pouco do que se tratava, e após várias horas de pesquisa, um dos sites mais esclarecedores que achei foi o da Dra. Monica Pacheco (http://www.petorto.com.br) e que me mostrou e confirmou após ver outros sites, que a melhor opção era o tratamento pela técnica desenvolvida pelo Dr. Ignacio Ponseti.


Ao sairmos da maternidade fomos direto ao consultório do ortopedista que cuida de Rafaella e que faz acupuntura com ele, e o mesmo informou que trataria Alice, e que o tratamento era bastante tranquilo, e que ele trataria ela utilizando a técnica de Ponseti.


Neste momento ficamos aliviados, mas ao mesmo tempo apreensivos, pois o médico também disse que só começaria o tratamento quando ela completasse um mês, pois a pele dela era muito fininha para colocar o gesso, e pelas pesquisas que tinha feito o ideal era começar o tratamento já na primeira semana de vida, mas decidimos esperar então e continuei minhas pesquisas sobre o assunto.


Comecei então a entender mais do assunto e orientar melhor minhas buscas na internet, o que me trouxe bastante informação útil e de qualidade, que compartilharei no próximo post, informando também o que ocorreu em seguida.



5 comentários:

  1. cara parabéns esta correndo atras faça isso mesmo para o bem da sua filha no futuroo, tenho 15 anos e tenho o pé direito tortoo ;/ , agora to com o pé direito menor que o esquerdo e com a panturrilha mais fina tb ooh ;/ ,tenho mó vergonha já pensei até em aplicar bomba na panturrilha eeu malho ela maas doi e tals, aaah quando tua filhar ficar mais velha ela vai ficar com vergonha de usar bota rsrs , mas obriga ela usar ! quando ela tiver uns 10 anos pedi para ela malhar a panturrilha esquerda .. (: , (aa cara se você sabe pq a panturrilha fica mais fina que a outra me diz ae.. ) https://www.facebook.com/carolainnelove quiser adc meu face ai. flw boa sorte !

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela sua luta.
    Meu filho nas seu com os dois virado, como vc fazia para sua bebe dormi.

    ResponderExcluir
  3. Meu chamo Marcelo. Tenho hoje 36 anos. Nasci com PTC, os dois pés. Fiz as cirurgias que tinham a epoca, botas, gesso, etc. Hoje a unica sequela é praticamente a panturrilha esquerda (perna mais afetada pelo PTC) ser 6cm mais fina que a direita. problema puramente estético. Desde criança pratico esportes, corridas, futebol, inclusive alguns em alto nível... hoje sou Policial Federal, continuo praticando esportes. Sucesso pra voces.

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia !!! minha irma ira nasce em junho e estamos com muito medo !! gostaria de ter mais contato com vcs para maiores informações se possível !!! Grata

    ResponderExcluir
  5. Oi...meu filho nasceu hoje e ta com o mesmo problema...no caso o dele e no pé esquerdo...eu assisti o parto e percebi que ele estava com o pezinho torto virado pra dentro...chorei bastante não sabia o que era e prometi pra ele que se eu o tinha colocado no mundo...ia fazer de tudo pra que ele ficasse bem..fiquei olhando nos olhos dele e ele abriu os olhinhos e olhou pra mim um bom tempo...percebi que ele era mesmo tudo de melhor e de bom que já tinha acontecido na minha vida...comecei a pesquisar e estou achando ótimo suas dicas..por favor me ajude!

    ResponderExcluir