Este blog mostra o caso do tratamento de pé torto congênito de Alice Malta, filha do casal Alexandre e Rafaella, de Caruaru-PE.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tenotomia, sexto gesso e órtese

Como o pezinho evoluiu muito bem ao tratamento, a Dra. Ana Cláudia já tinha marcado a tenotomia para ser feita quando retirasse o quinto gesso (último post) e então fez o procedimento com anestesia local e foi tudo muito rápido, apesar de eu achar uma eternidade, mas foram 5 minutinhos que me fizeram suar um bocado e me deixar um tanto quanto apreensivo, mas que graças a Deus foi tudo certo e já após a tenotomia, que é um pequeno corte no tendão de aquiles para permitir uma melhor dorsiflexão do pé, foi feito um novo gesso que deve ser utilizado por 3 semanas para daí então retirá-lo e começar a utilizar a órtese.

Encomendamos a órtese em São Paulo e iríamos dia 21/09 a Maceió para retirar este gesso e passarmos a fase da amiguinha órtese, mas infelizmente Alice engordou mais do que o esperado e o gesso então estava a incomodando muito, o que fez com que ela passase dois dias terríveis, com um choro inconsolável, sem comer direito, e então entrei em contato com a Dra. Ana Claudia e apesar de não ser recomendado fazer isso, pelo fato de estarmos um pouco longe dela, fui autorizado a tirar o gesso e colocar a órtese, com a promessa de irmos assim que possível para ela ver o pezinho.

No fim das contas, o pezinho dela está na posição correta, não dá nem pra ver que foi feita a tenotomia, e a órtese está perfeita, e com o calcanhar encostando corretamente na palmilha.

Essa fase agora é de 3 meses utilizando a órtese por 23 horas por dia e iremos agora apenas mensalmente para consulta para acompanhamento da manutenção do tratamento, visto que a correção já foi feita na fase dos gessos e da tenotomia, MAS, essa fase da órtese é tão importante quanto, pois se usada corretamente e no período correto, manterá o pezinho na posição correta e evitará de acontecer a recidiva, ou seja, o pezinho voltar a posição torta inicial.

Após os 3 meses, o tempo de uso diário diminui para 14 horas, o que a permitirá desenvolver o aprendizado do andar normalmente, utilizando apenas a noite, e assim continuará o tratamento com a órtese até por volta dos 4 anos de idade.

Seguem as fotos:








Alice e a Dra. Ana Cláudia

9 comentários:

  1. QUE COISA MAIS LINDA DA TIA!!! TODA FOFA TOMANDO BANHO DE CALCINHA... HEHEHE.... VAMOS CONTINUAR ORANDO PRO TRATAMENTO FAZER EFEITO ATÉ O FINAL E ALICINHA FICAR COM O PÉ PERFEITO! UM CHEIRO BEM GRANDE GATINHA!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre e Rafaella.. Me emocionei demais lendo a historinha da Alice.. Graças ao nosso bom Deus, o pézinho evoluiu bem. Isso é maravilhoso! Como tenho um filhinho de 03 meses, imagino a felicidade dde vocês ao ver cada detalhezinho que deu certo para a pequena :)

    Parabéns pela princesinha linda (!!!) e pela persistência em encontrar o melhor tratamento!

    O olhar da Alice é o mais sereno e inocente.. que fofa <3

    Jeane

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa Tarde!
    Papais da Alice, aqui é os papais do Guilherme que também tem PTC, nosso caso foi em pouco parecido com o de vcs, o PTC do Gui tbm foi descoberto na mesa de parto, hrs terriveis que passei, sem poder ter ao meu lado o pai do Gui ou algum familiar, pois a ala da cesariana estava em reforma e não podia acompanhante, o Gui é o meu 1º filho, esperado e desejado, mas infelizmente ele nasceu assim, fiquei tão assustada qto vcs e ainda sozinha qdo descobrir por mais de 13 hrs de parto, o Gui veio com a pele toda escamadinha, roxinho pois havia passado 09 dias após o prazo de seu nascimento, e ai então fui colocada pra cesaria, depois de quase 10 hrs de parto normal forçado, mas graças a DEUS aparti do momento que descobrimos entramos em contato com o Dr. Ingo e iniciamos o tratamento de Ponseti, que foi uma benção e evolução rápida,o Gui ja esta usando a Ortese, graças a DEUS, tudo esta indo muito bem. gostaria de mandar um beijo nessa fofinha e que ela é uma guerrerinha assim como o nosso Gui, pois é um sofrimento e eles ainda são alegres e risonhos, que bom que conseguiram o melhor tratamento e espero ver muitas fotinhos da Alice, cada vez melhor;) Beijos e uma semana abençoada a sua familia

    ResponderExcluir
  4. Mas é muito linda sua filha gente!
    Fico muito feliz que começaram o tratamento muito cedo, pois isso faz uma diferença inclivel no processo de recolocação das articulações!
    Parabéns por partilhar sua experência com os demais.
    Ando um pouco preocupado com meu filho, pois ele tem 4 anos e há uma difenreça no seu tórax. O médico disso que é normal, mas depois de quatroa nos está na hora de trocar de médico e ouvir outras opiniões.
    Abraço e vamos nós para o norte!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Tenho uma filha que nasceu com ptc bilateral! Sim, foi muito difícil...mas acredito que para vcs foi muito mais desgastante. Fiquei muito emocionada com a história de vocês. Já é bem chatinho essa parte do gesso e tudo mais, imagino como deve ter sido para vocês que praticamente fizeram duas vezes. Obrigada por compartilhar a vida de vocês. Fiz a mesma coisa num blog para tentar explicar o dia a dia do gesso e da órtese thaisbatatinha.blogspot.com.br.
    Parabéns pela filha linda de vocês. Abraços Christiane

    ResponderExcluir
  6. Sou mae do Arthur que tambem nasceu com PTC, so fiquei sabendo na hora do parto, tive a sorte de ser encaminha para o Dr. Airto fez o tratamento correto. Hoje o Arthur esta usando a Ortesete tenho certeza que vai ficar perfeito. Parabens pela linda filha.

    ResponderExcluir
  7. Voces poderiam me informa o nome da empreza que vcs compraram a ortese.

    ResponderExcluir
  8. Voces nao sabem o quanto me ajudaram,a poucos dias descobri que meu filho tem os dois pés assim ,na hora me bateu um desespero, mas vendo a evolução consigo ficar mais tranquila,so que é dificil pra mim como mãe.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ver a evolução da filha de vocês! Todos os pais deveriam ser como vocês e se aprofundarem mais no caso e não deixar o tratamento apenas na mão dos médicos, pois ta cada vez mais complicado encontrar médicos que realmente amam a profissão e fazem o trabalho com amor, não querendo generalizar, mas se vocês não tivessem feito a pesquisa a filha de vocês provavelmente não teria evoluído como evoluiu! Gostaria de ver como ela esta hoje, se possível faz um novo post para acompanharmos a evolução dela! Parabéns mais uma vez e espero que ela esteja crescido uma criança saudável e alegre!

    ResponderExcluir